domingo, 29 de setembro de 2013

VISITA AO PROGRAMA JANELA ABERTA DA UFSM
Os alunos da 8ª série, 1°, 2°, 3° e 4° anos do Curso Normal de Nível Médio, participaram da 11ª edição do Programa Janela Aberta, na UFSM em Santa Maria, no dia 27 de setembro.
O programa oportuniza as Escolas a realização de visitas em laboratórios, museus, mostras, entre outros locais de cultura e conhecimento que fazem parte da UFSM. 
O objetivo principal do Programa é ampliar a interação entre a Universidade e os alunos.

Entre os vários locais visitados, destacamos alguns: 

Mostra de Biologia: Cobras vivas, animais taxidermizados (empalhados), aquários e outras curiosidades relacionadas ao ensino da biologia.

Museu Interativo de Astronomia: No Museu Interativo de Astronomia ocorrem visitas feitas com o acompanhamento de monitores especialmente treinados para apresentar os conteúdos temáticos sobre astronomia, geografia, história e física.

Núcleo Ciência Viva: As atividades se darão em forma de experimentos interagindo com os alunos. Tem como foco principal levar informações e esclarecimento sobre programa, objetivo e área de trabalho do profissional dos cursos envolvidos. Estes trabalhos serão desenvolvido nos laboratórios de Física, Matemática e Química.

Planetário: Em uma sala semiesférica, um simulador do céu, um Planetário Digital Digistar 4 apresenta recursos avançados de astronomia.

Jardim Botânico: O Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (JBSM) é um local privilegiado de conservação das espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul, servindo como base de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como, um centro de lazer para a comunidade, em geral. Em seu acervo constam 370 espécies catalogadas, num total de 2189 indivíduos, distribuídos em 13 hectares.

Laboratório de Bacteriologia: O LABAC atua realizando testes bacteriológicos com ênfase em Medicina Veterinária. Além das análises bacteriológicas, desenvolvemos imunobiológicos, como vacinas, por exemplo. Por fim, realizamos estudos genômicos e de evolução filogenética.


Parabéns aos queridos alunos pela excelente postura ao realizarmos as visitas! Os monitores da UFSM os elogiaram, pela excelente participação e disciplina!























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário